instituto projetos ambientais, em revista

Prêmio Empreendedor Social 2010 - e - Empreendedor Social de Futuro 2010



Na lateral da reportagem "ONGs ambientais ricas e estrangeiras atropelam locais" na Folha de São Paulo de 07 de Março de 2010 lê-se: Inscrição para prêmios sociais abre quarta. Bem, hoje é sexta, mas em tempo de se inscrever ou acompanhar a edição 2010.

A premiação para Empreendedor Social e para Empreendedor Social de Futuro busca identificar e promover líderes sociais que desenvolvam atuação inovadora, sustentável e com impacto na sociedade ou em áreas como ambiente, educação e saúde.

Promovido anualmente pela Fundação Schwarb em 14 países e seis regiões, o prêmio em sua edição brasileira, teve recorde mundial nos inscritos nos últimos cinco anos.

Para se inscrever até o dia 15/05/2010 no site:
www.folha.com.br/empreendedorsocial

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A matéria da Folha SP sobre ONGs é bastante interessante para quem atua em uma, para quem quer ter uma, para quem quer criticar uma, para quem trabalha com meio ambiente.

A Folha fala com uma das mais emergentes ONGs - o IPÊ 'Instituto de Pesquisas Ecológicas' que se posiciona: "Apressadas em obter resultados rápidos para justrificar os recursos levantados, as grandes, ricas e poderosas ONGs estrangeiras 'atropelam' as menores na hora de implementar projetos ambientais no Brasil." A ONG Ipê em dezembro do ano passado venceu o Prêmio Empreendedor Social.

Algumas questões foram colocadas pela Folha à ONG Ipê:
- Como veem a evolução do movimento ambientalista desde a Eco-92 até hoje?
- Qual seria o papel do governo e da sociedade nesse cenário de emergência na questão do clima?
- Existe uma dicotomia entre as ONGs nacionais e internacionais?
- Essa necessidade de resultados rápidos com ONGs sublocadas pode fragmentar o processo?

Um ponto da entrevista:

"É um ponto muito crucial. Só 30% dos papers que são publicados nas grandes revistas, nas reconhecidas, sobre a Amazônia Brasileira, tem um autor ou um co-autor brasileiro. O resto é tudo gringo. O conhecimento gerado fica no norte e, se não chega até nós, como é que vamos competir? Os pesquisadores (estrangeiros) muitas vezes nem se lembram de mandar cópias para as unidades de conservação que estudaram. A pesquisa fica lá."

Comentário:

"Num Workshop em que o blog participou - Brasil/Japão realizado na Unicamp esta já era uma preocupação discutida sobre o destino das publicações. As pesquisas brasileiras só ganham espaço em revistas importantes no cenário internacional, em muitas vezes se os autores brasileiros se colocarem como co-autores e em alguns casos nem mesmo assim. A maioria dos espaços nestas revistas são ocupados por autores do norte, mesmo em temas brasileiros de pesquisa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário