instituto projetos ambientais, em revista

No Coração do Lixo (in Waste Heart) - documentário inédito


Sinopse: O filme apresenta a história de duas senhoras que encontram no lixo uma saudade do que é belo e encantador; abertamente descarnam a economia formal construindo pelas suas experiências um saber ambiental inerente, denunciando o comportamento de uma sociedade de consumo que sujeita aos sofisticados paradigmas de educação e cultura ainda não refletem na realidade do seu lixo a sustentabilidade do desenvolvimento.

Synopsis: The film presents the story of two ladies who are in the waste a nostalgia for what is beautiful and, denouncing the formal economy stripping an inherent environmental knowledge, denouncing too the behavior of a consumer society which makes the sophisticated paradigms of education and culture does not reflect the reality of his waste the sustainable development.

"No Coração do Lixo".
Elenco: documentário; País: Brasil; Ano: 2010; Direção: Rogério Stacciarini; Produção: Instituto Projetos Ambientais.

O micro-documentário "No Coração do Lixo" (in Waste Heart) é mostrado nesta postagem, de forma inédita, como parte de um projeto maior, de defini-lo como um filme documentário oficial. Aqui, de forma acessível a diferentes profissionais, cidadãos e pessoas.

Porventura, a mensagem do projeto pode ser capturada nesta edição ainda artesanal - sem processamento técnico do audio e ainda com uma extensão de imagens não trabalhadas.
Usando uma câmera simples o diretor busca na realidade ambiental, fora dos muros da escola, respostas mais coerentes que a sofisticada cultura 'de poucos' e o saber mercantil sobre o comportamento e a psicologia ambiental.

O objetivo foi, em uma primeira oportunidade, produzir um material real e recorrente às formas de se tratar o meio ambiente, não apenas com conceitos, textos e projetos puramente técnicos. Mas desnudar a realidade pela arte da imagem e projetar pelo caminho do cinema, respostas mais imediatas ao protelado processo de comunicabilidade ou incomunicabilidade da realidade política desse país - seja social ou ambientalmente - assim intencionados na dual dignidade do lixo.

Como a coragem dos catadores de recicláveis, que reinventam a realidade não apenas pelo retorno financeiro ou algo assim, mas pelas tantas outras formas de sobrevivências, como a oportunidade de trabalho limpo ao invés da violência, enganjamento social como sujeitos na base da cadeia de reciclagem, ou ainda como um instante da existência, buscando demonstrar sua nobreza no que chamam de 'a sobra dos ricos', acenando uma sociedade exclusiva, egoísta e autoritária; que no século XXI ainda não aprendeu coisas elementares - como separar seu lixo.

"Este é um projeto realizado para nossos leitores, aos que apoiam o Blog Projetos Ambientais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário