instituto projetos ambientais, em revista

Viva os Índios do Brasil! - bravura ancestral nas terras tropicais



Não são boas as notícias sobre os índios do Brasil, mas são marcadas por coragem, bravura e uma luta incansável diante do pouco avanço político nos projetos aplicados aos seus direitos e culturas.

"A matéria da Revista Caros Amigos - especial, traz o título da foto, delatando um genocídio surreal. Diz respeito aos Guarani-Kaiowá (Estado do Mato Grosso do Sul) - e escrita pelos jornalistas Joana Moncau e Spensy Pimentel."

Já no início da matéria um choque pela informação "Imagine um lugar onde as pessoas TÊM EXPECTATIVA  DE VIDA INFERIOR À DE PAÍSES AFRICANOS EM GUERRA, onde a taxa de assassinatos é semelhante à dos bairros mais violentos das metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, e onde (pasmem) as taxas de suicídio estão entre as maiores do mundo"

E esse lugar é a terra onde você nasceu, mas que lhe foi tirada a força por grupos alheios e com o apoio do governo do seu país (...)

A caótica situação dos Guarani-Kaiowá está em evidência no país e sendo destaque na midia internacional. Na transição do atual governo populista do Brasil, o Presidente da República está sob o desafio de apresentar um projeto para a situação das populações indígenas, ou o país completará dezessete anos, e mais de "Quatro Mandatos Presidenciais" SEM RESOLVER O PROBLEMA.

Só em 2010 foram quatro relatórios internacionais que sublinharam a questão.
É uma luta constante e contínua, ano após ano, em detrimento de posseiros e grileiros de terras ou ainda uma faceta da agricultura brasileira - na 'muleta' de que estão gerando emprego e alimento - em detrimento aos direitos indígenas, sua história, sua cultura.

A edição da Revista Caros Amigos especial ano XIV Nº 51 outubro de 2010 é muito relevante e aos interessados deve ser lida na íntegra.

Neste destaque da matéria citada, fazemos uma referência para a ausência de projetos e uma agenda para os direitos das populações indígenas.
Enquanto o governo populista não apresenta um projeto e uma agenda de proteção aos direitos dos indios brasileiros, a coragem dessa população-mãe, aqui na nossa terra, continua respirando pela mídia.

Nosso título faz uma homenagem a coragem do povo indígena, dizendo VIVA!

Viva sim! Viva os Guaranis, os Tupinambás! Viva o índio do Xingu!
Viva o índio brasileiro.

PS: o crédito da foto é de Rosa Guaditano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário