instituto projetos ambientais, em revista

Resultado da Enquete



Veja as respostas e o resultado esperado da enquete:

Pergunta - Qual resposta se aproxima mais do que você considera um grupo de elementos que não pode faltar em um projeto ambiental contemporâneo?

a) introdução, objetivo, descrição do empreendimento, descrição dos meios físico, biótico e sócio econômico e cultural, gestão participativa da comunidade política, cronograma e bibliografia (13%; 2 votos)
b) Introdução, objetivos, fundamentação teórica, material e métodos, resultados e discussões, conclusões e bibliografia, com gerenciamento participativo (40%; 6 votos)
c) sumário executivo, objetivos, fundamentação legal e bibliográfica, inventário, diagnóstico, prognóstico, tomada de decisão, gestão participativa, relatórios e cronograma (13%; 2 votos)
d) objetivos, planejamento, bases de dados, acervo documental, bases técnicas, bibliográficas e legais, diagnóstico, hierarquia de alternativas, apresentação ao órgão ambiental, participação das comunidades, e gerenciamento com monitoramento contínuo (26%; 4 votos)
e) objetivos, planejamento, formação da equipe multidisciplinar, métodos de AIA, licenciamento, instalação, operação, desativação, auditorias, e gerenciamento, participação da comunidade científica (6%; 1 voto)

Todas as opções receberam votos de um total de 15 participantes. Em todas as opções tinham elementos que se referiam a projetos ambientais. Explicando  que a opção que recebu mais votos (letra b) não era o resultado esperado pelo blog. Essa alternativa apresenta uma sequência de itens mais próximos de um projeto acadêmico (como um mestrado por exemplo), terminando com o gerenciamento participativo que destoa dos métodos acadêmicos. As outras alernativas em maior ou menor escala traziam itens que poderiam ser compensados em "bases de dados". A formação da equipe multidisciplinar deve acontecer antes do projeto, pode ser incrementada ao longo, ampliada, modificada, mas há que se ter um grupo para propor, iniciar o projeto e sua ideia. Os métodos de AIA (Avaliação de Impactos Ambientais) em formas distintas, tipos, se vão e como serão usados podem aparecer no diagnóstico/hirarquização de alternativas. E um ponto fundamental em um projeto ambiental é que de tempos em tempos, seja reavaliado, analisados os indicadores inerentes, ou seja, que haja um monitoramento contínuo. Mesmo que não seja a mesma equipe, e que os empreendimentos tenham responsáveis pelo gerenciamento ambiental, o que seria ideal. Além do papel e responsabilidadedos órgãos ambientais. Logo a resposta esperada é a letra d, em destaque acima.

Para os interessados estaremos postando algumas referências para se entender melhor: o planejamento, o gerenciamento, a avaliação de impactos, os estudos de imapctos ambientais, a partir da história ambiental e alguns pontos de esclarecimento.

Obrigado a todos que votaram ou mesmo pensaram na questão desta enquete.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário